Pesquisar neste blogue

sábado, 22 de maio de 2010

Da teoria

A teoria é um instrumento na busca da racionalização das atividades do homem. Ela figura segundo duas perspectivas, trabalhando na percepção de como se procede o agir humano e instrumentalizando o conhecimento teórico adquirido.

Na busca de otimizar suas ações, o homem busca incessantemente analisar o seu proceder. Dessa forma, é produzido, mediante processo racional, uma teorização das práticas humanas. Nesse primeiro momento ocorre o concebimento da teoria e, por conseguinte, a apresentação desta, dá-se segundo uma perspectiva originária. Assim, cumpri-se a fase inicial do trabalho, de forma que sirva de subsídio para o prosseguimento deste.

Apesar da produção teórica se mostrar concluída, o processo não se esgota nessa primeira etapa. Visto que a teoria não possui fim em si mesma, inicia-se, a partir daí, a próxima fase do decurso. A prática analisada no princípio passa a utilizar-se da teoria, de modo que aquela possa superar-se em termos de qualidade, produtividade. Indubitavelmente, essa segunda parte justifica a realização desse trabalho, uma vez que este  é produzido na tentativa de contribuir com o agir humano.

Em suma, a teoria assume um papel de espelho em relação à prática. Ao se ver, esta se submete a um processo de melhoramento promovido por aquela. A teoria é um reflexo da prática e, a prática, um reflexo da teoria.

3 comentários:

  1. ai... parabéns cara
    são iniciativas como essa, que faz do meio, algo mais rico em conceitos para a obtenção do tão valioso e complicado senso crítico popular .Como tudo tem que vir do primeiro passo, valeu , o primeiro já se foi.Faltam muitos....mas no passar do tempo serão dados. Abraços

    ResponderEliminar
  2. Tentar racionalizar todos os passos, métodos parece-me tolo, apesar de por vezes usar deste artifício humano. Mas afinal, o que é ser humano ? Adorei meesmo ! Tô seguindo, beijos ;*

    ResponderEliminar
  3. Como diria Sócrates, "Só sei que nada sei". Este texto é uma dissertação, portanto, de cunho científico. A ciência não nos basta! E retomemos o seu questionamento, Malú, o que é ser humano? Seria o caráter humano uma condição existencial, parte da natureza? Ou o ser humano é uma cultura - construído por nós mesmos? E se assim desta última forma for, quais questões são - ou devem ser - levadas em conta para se construir o ser humano? Como já dizia, socraticamente, ouso indagar, penso em demasia, se possível desconstruo todos os conceitos - oh!, pobre negligência humana... -, e a maré me traz de volta á areia como um vômito da imensidão das águas. "Só sei que nada sei."

    ResponderEliminar